quinta-feira, 3 de abril de 2008

Arte???



Guillermo Habacuc Vargas é um "artista" que se tornou famoso por expor numa galeria de arte um cão a morrer à fome e preso por uma corda...
Li vários textos sobre este senhor... se é que lhe devo chamar assim, porque queria tentar compreender a sua visão, o que o levou a fazer isto.
Cheguei à conclusão que ele queria chocar, apenas e só chocar.
Ele tem razão quando diz que revelou a hipocrisia das pessoas porque se o cão estivesse no meio da rua ninguém teria sequer reparado. Pode até argumentar que apenas o tirou da rua e que ele morreria de qualquer maneira. Sim, pode dizer-se que ele apenas mudou o cenário e que nós não gostamos é de ver a miséria exposta (qualquer que ela seja).
Talvez ele tenha razão... somos todos uma cambada de hipócritas e quando entramos numa galeria de arte queremos ver o belo e o que nos chocou afinal não foi o cão estar a morrer à fome, mas o facto de estar à nossa vista tão "gratuitamente"...
Não estou de forma nenhuma a defendê-lo, porque penso que ao querer expor a indiferença e a crueldade das pessoas, acabou também ele por ser cruel. Acima de tudo penso que este acto pode ter muitos títulos mas para mim nunca poderá ser rotulado de artístico.
Vargas foi escolhido como representante da Costa Rica na Bienal Centroamericana Honduras 2008, quem quiser pode assinar a petição que pretende impedir a sua presença, basta irem a:

Nenhum comentário: